-
Arquitetos: MALVI
- Área: 400 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Giorgio Papadopoulos
-
Fabricantes: Movinord
Descrição enviada pela equipe de projeto. Astor Hellas, uma empresa internacional no comércio de atacados no mercado grego, aproximou-se de nós para projetar sua nova sede em Thessaloniki, um espaço de escritório que iria reunir todas as suas funções em um ambiente aberto que refletiria tanto seus valores quanto a sua posição de marca.
No nível de recepção, o espaço do escritório é mínimo de forma a acomodar parceiros e clientes visitantes, além de todas as funções secundárias (como a sala de TI, arquivo e dos funcionários).
Também abriga uma sala de conferência central - separada das áreas de escritório principais - garantindo reuniões mais eficientes e construtivas, longe de interrupções e distúrbios desnecessários. Respectivamente, o primeiro pavimento é reservado exclusivamente para os escritórios, estabelecendo um esquema mais produtivo sem distrações desnecessárias de outras atividades. Todas as divisões da companhia são reunidas juntamente com a administração, fornecendo uma configuração direta para um fluxo de trabalho efetivo e suave.
Para "quebrar" a rigidez da planta-baixa retangular da edificação, nós decidimos fragmentar o espaço em volumes mais enérgicos que fariam com que cada área de escritório aparentasse maior e mais conectada com a vizinha. As operações diárias da companhia requerem uma constante troca entre as várias divisões e a comunicação visual é tão importante quanto a vocal. As transparências permitem uma aproximação mais direta entre os funcionários, enquanto que, ao mesmo tempo, sua justaposição cria uma ilusão de um espaço muito maior.
Para enfrentar os problemas da reverberação que poderiam ser causados pelas divisões de vidro, materiais mais macios e com maior absorção de som foram utilizados por todo o espaço (divisórias de cubículos, piso, etc.), fornecendo um espaço propício para o trabalho ao eliminar o barulho das máquinas de escritório e minimizando os sons de fundo, como chamadas de telefone e conversas. O espaço de depósito e as instalações são escondidas atrás de paredes revestidas de madeira, evitando assim a poluição visual, o que é crucial em um ambiente de trabalho cheio de informação.